quarta-feira, 22 de julho de 2009

Equipamento Básicos de Sonorização

Primeiro de tudo o som da sua festa. Este é o fator mais importante na minha opinião, mais até do que a própria iluminação.Mas o que seria o equipamento básico de sonorização de um DJ? A Lista é simples:
  • Amplificador de Potencia - Este equipamento é o responsável por amplificar o som e enviá-lo às caixas. A potencia dele deve ser proporcional ao ambiente sonorizado, a quantidade de convidados, e principalmente a proposta do evento. É valido ressaltar que a potencia do Amplificador é medida em RMS. Quanto maior o valor, maior e melhor a qualidade sonora.
  • Caixas de Som - São as responsáveis por transformar os sinais elétricos enviados pelo amplificador em sinais sonoros. A potencia e a quantidade dele deve ser proporcional ao ambiente sonorizado, a quantidade de convidados, e principalmente a proposta do evento. É valido ressaltar que a potencia do Amplificador é medida em RMS. Quanto maior o valor, maior e melhor a qualidade sonora. Este ítem divide-se em 4:
  1. Sub Grave ou Sub Woofer: É uma caixa de som responsável pela emissão exclusiva de frequencias muito baixas ou "graves" das músicas. Sua presença no conjunto de caixas de som permite uma maior qualidade sonora no ambiente e deixa o som mais encorpado. Contudo deve-se avaliar o local do evento. Em ambientes pequenos este equipamento tende a deixar o ambiente desconfortável ao público. É Muito utilizado em festas de 15 anos e Casamentos com mais de 150 convidados ou com uma pista de dança muito grande
  2. SP ou Caixa Acústica de 2,3 ou 4 vias. Estas caixas de som são caixas que transmitem praticamente todas as frequencias sonoras (Grave, Médio e Agudo). São as mais comuns em eventos de todos os portes. Variam muito de potencia e qualidade.
  3. Bateria de Cornetas ou Caixa de "Médio" - Hoje em dia estão praticamente em desuso no cenário de eventos. Encontra-se muito em eventos de som automotivo. São caixas de som formadas apenas por mid-ranges ou "cornetas". Estes equipamentos são responsáveis pela emissão de frequencias médias (normalmente são as mais audíves como a Voz do Cantor, ou os metais da música).
  4. Bateria de Tweeter ou Caixa de "Agudo" - Também está caindo em desuso no cenário de sonorização profissional, contudo ainda é muito utilizado. Esta caixa éresponsável pela emissão dos agudos do sistema. Quando é equipada com tweeters de boa qualidade e a equalização sonora é bem feita, deixa a qualidade sonora muito boa.

  • Divisor de Frequencias - Não é um ítem exatamente básico, mas tem tido sua utilização cada vez mais difundida. Ele é responsável por dividir as frequencias musicais que não enviadas para as caixas de som. Principalmente às caixas de Sub Grave. Deixa o som muito encorpado pois define a frequencia musical de cada caixa de som individualmente. Nas caixas de som modernas existe um mini-divisor de frequencias já embutido.
  • Pré-Amplificador - Hoje em dia, devido ao custo deste equipamento, não é muito utilizado. Contudo garante uma maior qualidade no resultado final do sistema sonoro. Éresponsável por aperfeiçoar e encorpar o sinal enviado pelos equipamentos digitais/analógicos como os CDs, Pick Ups, MDs, etc. que falaremos mais a frente.
  • Equalizador - Também tem caído aos poucos em desuso pois os Mixers modernos tem absorvido essa função de equalização. É responsável por equalizar as frequencias musicais (Graves Médios e Agudos) que são enviadas ao pré-amplificador.
  • Mixer - Este equipamento é o que faz o DJ misturar as músicas, ou seja, permite que ele realize mixagens e passagens de uma musica para outra de maneira a não deixar intervalos entre elas. É utilizado por DJs profissionais. Este equipamento é um dos ítens mais importantes na vida do DJ. Normalmente fazem uma parte do trabalho do Pré-Amplificador e do Equalizador.
  • Mesa de Som - É diferente do Mixer em alguns aspéctos. Este equipamento é de uso primordial de bandas. Tem utilizações específicas para conjuntos musicais. Pode ser utilizadas por "DJs de Computador", mas de maneira mais amadora pois, de maneira geral, o computador é o responsável por realizar a performance, não o DJ. Ela, de maneira precária, substitui as funcões do equalizador (pois assim como os mixers modernos possui este recurso), mas peca por não possuir recursos básicos que os DJs, nas técnicas de mixagem, utilizam. continua...
  • CDJ - São os aparelhos de CD do DJ. A partir dele é que são reproduzidas as músicas. Os cdjs modernos já permitem operar com arquivos em MP3 e cds de áudio normal. Com ele o DJ consegue controlar a velocidade da música, e uma série de outros efeitos que permite ao DJ realizar sua performance.Existem diversos outros equipamentos que o DJ pode levar como Efeitos, Equipamentos Digitais, etc. Mas não são os mais comuns e básicos. Também existirão uma série de acessórios como Fones de Ouvidos, Microfones com ou sem fio, etc.Por fim, e o mais importante: O DJ. O Dj é a peça fundamental disso tudo. Ele é o responsável por fazer toda esta estrutura de Som funcionar com qualidade e também é quem controla a pista de dança e a festa como um todo. Um bom DJ sabe medir o momento certo de colocar tal estilo musical. Sabe controlar a festa. Isto é importante pois, imgine sua festa de casamento. Na hora que os noivos estão comprimentando seus convidados o DJ põe a pista para bombar... É uma questão de feeling profissional que só é adquirido com experiencia e maturidade. Um bom DJ tem que ter entre outras qualidades "tempo de estrada". Esta bagagem é vital em uma festa de casamento onde praticamente todos os principais estilos musicais são tocados ao longo da festa.Enfim, esta é a primeira parte sobre som. A seguir falaremos de Iluminação.

    Dúvidas ou sugestões podem enviar diretamente para o meu e-mail. Se precisarem de ajuda para avaliar um orçamento ou a estrutura proposta é só me mandar um e-mail que terei o maior prazer em ajudar.

Luis Ferreras

Sound Power

http://www.soundpower.com.br

assessoria@soundpower.com.br

Nenhum comentário: